operaçao barbarossa
Com o fim da I Guerra Mundial e o Tratado de Versalhes que impunha da Alemanha país perdedor duras medidas , onde a Alemanha era obrigada a pagar indenizações aos países vencedores,e perderia parte de seu território além de ser obrigada retirar seu exercito da região da Renania. Hitler chega ao poder com princípios ideológicos-raciais e ideais expansionistas, chamado por ele” espaço vital” necessário para o povo alemão. Em 1938 a Áustria é anexada a Alemanha , a Renania e ocupada novamente pelas tropas alemãs e logo após em 1939 e firmado o pacto de aço com a Itália fascista.
Uma das principais ideologias nazista era o anticomunismo , e a Rússia em sua extensão territorial possuía o espaço vital para os alemães ,além da matéria prima para o desenvolvimento do Império proposto por Hitler.Em 1933 a Alemanha nazista ainda mantem uma relação de paz com a Rússia para as obras primas que eram necessárias para seu processo de rearmamento .
Reafirmando essa “paz” Alemanha e Rússia assinam um pacto de não agressãoe dividem a Polônia entre si .
Após derrotar a França e confinar a Grã Bretanha, Hitler dá início ao seu plano de guerra contra a Rússia, já que os interesses de Stalin era expandir sobre a Europa Oriental, o comunismo.
Em 1940, Hitler começa um plano de ataque a URSS previsto para maio de 1941, confiante nas fraquezas do exército russo, e não permitindo que eles tivessem tempo para se prepararem para a possível batalha.
Apesar de acordos comerciais favoráveis, entre os dois ditadores, Stalin acreditava que podia ganhar tempo para fortalecer seu exército, mas Hitler estava decidido a invadir a URSS.
A Operação Barbarossa
Em homenagem ao imperador Frederico Barbarossa figura importante para o povo alemão, Hitler batiza seu plano de invasão a Rússia de operação Barbarossa ou Barba roxa .
Para os nazistas o marxismo tinha