Urss
Data da Invasão: 22 de julho de 1941, foi a maior e mais feroz campanha militar da história.
Havia aproximadamente 5 milhões de soldados alemães avançando contra a URSS.
Hitler optou por atacar a União soviética, já que era esperado o envolvimento dos soviéticos no conflito.
Havia um tratado (pacto) entre a Alemanha e a URSS com uma politica de não agressão. O nome deste pacto era “Pacto Ribbentrop-Molotov”
A missão de Invadir e dominar a URSS foi chamada de Operação Barbarossa. Barbarossa significa em alemão barba ruiva. (Hitler escolheu este nome para fazer referência a Frederico I – antigo imperador do Império Romano-germano. Frederico I era bastante conhecido por lutar contra os infiéis à Igreja Católica, e Hitler, de certo modo, via-se como sua encarnação, combatendo os comunistas russos que iam contra os ideais alemães)Objetivos:
As cidades a serem conquistadas eram Leningrado, Moscou e Kiev, principalmente pela sua importância estratégica (Pesquisar Mapa)
Leningrado (pesquisar mais)
Conquistando a capital do Norte, impediria a URSS de ter acesso ao Mar Báltico, sendo sua esquadra inútil.
Moscou
Conquistando Moscou, provoca-se um impacto moral pois a capital soviética era considerada um núcleo de poder e economia da Rússia e também um centro espiritual.
Kiev
Conquistando a capital da Ucrânia, permitiria açambarcar a riqueza cerealística da URSS e sua fértil terra preta.
A Operação Barbarosa foi bem sucedida em primeiro momento, separando a URSS em centro-norte, que era urbanizado e industrializado, e Sul que era rico em alimentos e matérias primas.
Hitler determinou que não ocorressem batalhas nas cidades, mas que destruísse as forças soviéticas em campos, assim as cidades russas caiam no controle do exército alemão (Weramacht)Desenrolar da batalha: (Alemanha começa forte (uniao soviética fracassa pois estava sem preparo), mas o inverno russo atrapalha; URSS se defende)
Em Novembro de 1941