URSS
URSS é a sigla para União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, criada em 1922, pelo líder da Revolução Bolchevique, Lenin. Era uma federação de várias repúblicas lideradas pela Rússia, reunindo inicialmente a Ucrânia, Armênia, Geórgia, Azerbaijão, instituindo pela primeira vez na História, um regime socialista.
A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ou União Soviética foi um experimento comunista, que durou 74 anos, onde os revolucionários russos Vladimir Lenin e Leon Trotsky foram os principais personagens. O sistema foi implodido em 1991 pelas forças destruidoras de suas próprias contradições.
Na primeira década do século XX, a Rússia ainda era um estado feudal. O Czar Nicolau II governava como um monarca autocrático. Nessa época a Rússia iniciava um rápido processo de industrialização. A vida dos 15 milhões de operários era dura. As condições de trabalho nas fábricas eram precárias, propiciando o aparecimento de partidos radicais e revolocionários. Em 1898 foi fundado o Partido Social Democrata Russo, que tinha por base as ideias de Marx. Em 1903 o partido foi dividido em menchevique e bolchevique. Greves e manifestações foram realizadas contra o regime imperialista.
Em 1917 a Revolução estourou, o Partido Bolchevique, apoiado nos sovietes e na massa operária e camponesa, sob a liderança de Lenin, ocuparam as ruas de São Petersburgo e terminaram se apossando do poder, que foi entregue ao Conselho dos Comissários do Povo, liderado por Lenin. Em 1922, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foi formalmente criada.
A URSS e o socialismo
Em 1917, Lenin, foi o grande artífice da Revolução Russa, seu poder apoiava-se nos sovietes, no Exército Vermelho (criado por Trotsky para defender a revolução), na polícia política, a Tcheka, e no Partido Bolchevique que foi transformado em Partido Comunista em 1918.
A população russa passou a integrar-se na política por meio dos sindicatos e do Partido Comunista. Uma minoria ativa