Operadores Logísticos
Operador Logístico é a empresa prestadora de serviços, especializada em gerenciar e executar todas ou parte das atividades logísticas, nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor aos produtos dos mesmos.
Para que uma empresa prestadora de serviços logísticos possa ser classificada como Operador Logístico, a mesma deve, no mínimo, prestar simultaneamente serviços nas três atividades básicas seguintes:
• Controle de estoque
• Armazenagem
• Gestão de transportes
Atendido esse mínimo, as demais atividades, constituem-se nos possíveis diferenciais entre diversos operadores logísticos.
As atividades logísticas requerem uma aplicação intensiva de capital. Para mover e armazenar materiais e distribuir produtos é necessário muito espaço de armazenamento, equipamentos, mão-de-obra e cada vez mais são necessários também computadores com hardware e software específico (Robeson et al., 1994, p. 508). Os operadores logísticos são companhias externas que são contratadas para realizar funções de gestão e distribuição dos materiais de determinada empresa. No típico contrato logístico, o fornecedor do serviço integra mais que uma funcionalidade dentro da cadeia de abastecimento. Uma diversa área de atividades é fornecida, como por exemplo (Robeson et al., 1994, p. 509):
Consolidação da carga de diversos locais;
Gestão do transporte de materiais entre diversos armazéns;
Desconsolidação ou reconsolidação de produtos no armazém central para entrega em remessas nas lojas;
Gestão das cargas de transporte para as lojas.
No clima atual de recursos seriamente limitados, é necessário para sobreviver conseguir uma produtividade competitiva. Como tal, cada vez mais os gestores colocam questões fundamentais nas áreas da logística. Questões como:
O que se está, precisamente, disposto a pagar por cada actividade logística?;
É realmente preciso o controle direto das atividades logísticas da empresa?;
Pode-se