Operadores argumentativos
1 OPERADORES ARGUMENTATIVOS 2
1.1 O que são operadores argumentativos 2
1.2 Tipos de operadores argumentativos 3
1.2.1 Adição 3
1.2.2 Oposição 3
1.2.3 Conclusão 4
1.2.4 Exclusão 4
1.2.5 Inclusão 4
1.2.6 Alternativos 4
1.2.7 Comparação 5
1.2.8 Justificativa 5
1.2.9 Finalidade 5
1.2.10 Causa e consequência 5
1.2.11 Condição 6
1.2.12 Tempo 6
1.2.13 Proporção 6
1.2.14 Conformidade 6
1 OPERADORES ARGUMENTATIVOS
Os “operadores argumentativos” são centrais na formação do discurso; eles assumem diferentes funções, conforme o enunciado onde são utilizados. Defina, com suas próprias palavras, o que são os “operadores argumentativos” e ilustre seus diferentes usos com exemplos.
1.1 O que são operadores argumentativos
Os operadores argumentativos podem indicar uma mudança no discurso e apresentar uma relevância entre duas ou mais partes do texto. Como o próprio nome diz, eles mostram uma força argumentativa de um enunciado. Podem auxiliar a afirmar e justificar uma afirmação ou negação. Com os operadores também é possível estabelecer uma comparação ou apresentar argumentos opostos, dentre outras possibilidades.
Ao falar em operadores argumentativos, podemos fazer uma divisão entre escala e classe argumentativas. A classe é entendida pelos argumentos diferentes, mas que reforçam uma ideia e direcionam para uma conclusão. Em alguns casos, esses argumentos, embora levem para uma ideia central, podem ter forças diferentes. Essa gradação é o que chamamos de escala argumentativa.
Exemplificando:
Conclusão: é interessante fazer uma graduação à distância.
Argumentos:
a) é possível estudar em horários diferenciados;
b) permite contato com alunos de todo o mundo;
c) o aluno não tem que enfrentar trânsito para chegar à universidade.
Podemos observar que todos os argumentos reforçam a ideia de que é interessante fazer uma graduação à distância. A frase pode ser formulada da seguinte forma:
“É interessante fazer uma graduação à