openbook
1. Definição:
É o sistema composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos e linfáticos, por meio do qual formam uma rede de transporte, onde o coração bombeia o sangue através do vasto sistema de vasos sanguíneos do corpo e os líquidos são drenados pelos vasos linfáticos.
2. Coração:
Um órgão formado por músculo estriado cardíaco, responsável por bombear o sangue para o corpo através dos vasos da circulação sistêmica e para os pulmões, onde ocorrerá a hematose, através dos vasos da circulação pulmonar. É composto por quatro câmaras, as quais dois são átrios onde chegam as veias e dois são ventrículos de onde saem as artérias.
O coração possui um automatismo cardíaco que definirá a frequência cardíaca, seus batimentos e a regeneração de células. Esse automatismo se dá pelo nó sinoatrial, que é o marcapasso natural do coração e pelo nó atrioventricular, que vai definir a sequência de contrações dos átrios e ventrículos. A união desses dois nós e a característica do automatismo cardíaco será chamado de sistema de condução.
3. Vasos
Na condução do sangue estão presentes as veias e artérias. As veias trazem o sangue dos órgãos e tecidos para o coração, no caso das veias pulmonares o sangue será arterial, ou seja, bem oxigenado, nos outros casos será venoso, ou seja, pouco oxigenado. As artérias levam sangue do coração para os órgãos e pulmões, no caso do tronco pulmonar o sangue será venoso e da aorta e suas afluentes será arterial. Se a espessura das veias e artérias for comparada, as veias, por causa da pressão sanguínea baixa serão mais finas e as artérias por receber alta pressão, terão calibre maior. Os vasos linfáticos são vasos que conduzem líquidos teciduais excedentes.
4. Inervação do coração:
O coração é inervado por fibras simpáticas e parassimpáticas do sistema nervoso autônomo. A inervação simpática tem origem nas porções torácicas superiores e cervical dos troncos simpáticos, e a inervação parassimpática deriva dos nervos