Educacao Inclusiva
Andreza Victoria da S. Santos
Fernanda Silvia de Jesus
Keliane dos Santos Souza
Prof.ª Daniela Morais Sousa
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0929) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
06/11/2013
RESUMO
A educação para deficientes visuais sofreu muitos avanços desde a criação do Braille e as tecnologias ajudaram e ajudam nesses avanços que trouxeram maior independência e mobilidade aos cegos. Os softwares, mecanismo,sistemas,aparelhos tudo acessível e adaptado a necessidade de cada deficiente, entre eles podemos citar um recurso tecnológico criado no Brasil o Dosvox foi desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro é gratuito pode ser baixado por qualquer pessoa pela internet e auxilia os cegos a terem maior acesso a educação. Outro importante auxilio vem das instituições e escolas que proporcionam a cesso a educação e a outros direitos básicos de cidadania ao deficiente visual. Tudo isso traz os cegos para o mundo da educação e também faz com a educação se adapte aos deficientes visuais, e assim uma harmoniosa interação acontece.
Palavras-chave: Deficientes visuais, educação e tecnologia.
1 INTRODUÇÃO
Por muitos anos pessoas com deficiência visual foram excluídas da sociedade, elas viviam em uma total dependência e sem nenhuma perspectiva de acesso a educação. Com a criação e a popularização do Braille esse quadro começou a mudar e aos poucos cegos começaram a conquistar seu espaço na sociedade como cidadãos.
O Braille trouxe uma grande oportunidade de alfabetização e cultura para os deficientes visuais, a leitura e a escrita é algo real na vida de muitos cegos eles se tornaram mais independentes e as tecnologias estão trazendo um novo mundo cada vez mais dinâmico e pratico.
Computadores, software, celulares tabletes e vários outros aparelhos e mecanismos que facilitam a comunicação, locomoção