Ondas estacionárias em uma corda
Física Experimental II
Movimento Ondulatório
Brasília, 6 de setembro de 2011
Grupo Nº 1:
Gabriel Silva Garcia 11/0011953
Fellipe Sousa Lopes 11/0011368
Leonardo Rodrigues Ferreira 11/0015207
Antônio Zeferino dos Santos 11/0008642
Objetivos O experimento em questão visa: * A observação e discussão do comportamento de ondas reais tendo como base ondas estacionárias geradas em uma corda; * Fornecer ao aluno maior abstração no que diz respeito as propriedades de ondas propagantes e também conceber ondas estacionárias como o resultado da superposição de ondas contrapropagantes; * Possibilita a análise das propriedades das ondas (comprimento de onda, freqüência e velocidade de propagação) e as posteriores relações entre tais propriedades; * Viabiliza a avaliação das propriedades que influenciam a velocidade de propagação; * Observar as relações dos harmônicos, presente em sistemas de ondas estacionarias.
Introdução Teórica
A propagação de ondas é um fenômeno que ocorre em todos os sistemas físicos. A maioria dos fenômenos ondulatórios (difração, refração, propagação, etc) é universal, isto é, suas características gerais independem do tipo de sistema físico oscilante.
No experimento em questão, o aluno analisará o movimento de uma onda em uma corda elástica esticada, sendo que tal evento consiste numa onda transversal, portanto as oscilações produzidas pela onda são perpendiculares à direção de propagação da mesma.
Os elementos fundamentais que caracterizam uma onda são: amplitude, freqüência e velocidade de propagação. Qualquer onda, com forma arbitrária, pode ser decomposta como uma superposição de ondas senoidais de várias frequências e amplitudes. Além disso um outro parâmetro importante é o comprimento de onda ( λ= vf ).
A onda pode ser expressa pela seguinte função yx=A sin2πx+φ,
Sendo φ=-ωt e tendo ω=2πT, onde T é o período necessário para onda percorrer o comprimento de onda temos que: