Ondas estacionárias em uma corda
Relatório de Física lll
Professor Daniel
Aluno: Jean Flávio Martins Campos
Eng. Produção – 3 ° Período
Araucária - 2010
Introdução
Ondas estacionárias, o que são? Onde acontecem? Quando se fala em ondas é bem provável que a primeira relação que se faz é com as ondas do mar. Sim, mas existem outras ondas estudadas pela física e que estão no cotidiano, mas não são consideradas. Por exemplo, ao observar um violão sendo tocada, ou o som diferente produzido, quando se afina um instrumento de cordas são fenômenos físicos e são partes do estudo das ondas.
Objetivo
Observando uma corda presa nas extremidades e acoplada a um equipamento gerador de ondas estacionárias, pretende-se calcular a velocidade e a freqüência em diferentes tensões na corda.
Fundamentação Teórica
Em física, uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda e a periodicidade no tempo é medida pela frequência da onda, que é o inverso do seu período. Estas duas grandezas estão relacionadas pela velocidade de propagação da onda, gerando uma equação que à represente matematicamente.
Fisicamente, uma onda é um pulso energético que se propaga através do espaço ou através de um meio (líquido, sólido ou gasoso).
A onda estacionária, por sua vez, que é o objeto deste estudo, é representada matematicamente pela equação:
1- Equação da ondas
Serão usadas, também as equações:
2 - Velocidade da onda
3 - Densidade da corda
4 – Frequência
Materiais e Métodos
1 Gerador de ondas;
2 Dinamometro (1 N de força máxima e 0,01N de mínima);
3 Corda (barbante)
4 Regua metalica 0,5m e precisão de 0,001m
5 Balança com precisao de 0,2g (analógica)
Processos:
Acoplando o barbante em uma extremidade o