OMC- Organização do comércio mundial
Foi criada em 1994, entrando em vigor no dia 1˚de janeiro de 1995, sob a forma de um secretariado para administrar o Acordo Geral de Tarifas e Comércio - (GATT) . Baseado num tratado comercial, que estabelecia e estabelece regras mundiais para o Comércio Internacional.
A Organização Mundial do Comércio (OMC) é uma organização que supervisiona grande número de acordos sobre as "regras do comércio" e liberaliza o comércio internacional. A organização lida com a regulamentação do comércio entre os seus países-membros; fornece uma estrutura para negociação e formalização de acordos comerciais e um processo de resolução de conflitos que visa reforçar a adesão dos participantes aos acordos da OMC, que são assinados pelos representantes dos governos dos Estados-membros e ratificados pelos parlamentos nacionais. A OMC atua com base em alguns princípios: Princípio da não-discriminação; Princípio da Previsibilidade; Princípio da Concorrência Leal; Princípio da Proibição de Restrições Quantitativas: Princípio do Tratamento Especial e Diferenciado para Países em Desenvolvimento
Os países membros da OMC têm tentado chegar a um acordo sobre novas regras para o comércio mundial. Um dos assuntos que tem impedido um acordo é a questão dos subsídios agrícolas dados pelos países ricos aos seus agricultores.
Sendo os mais beneficiados os fazendeiros dos países ricos. E quem sai perdendo são os agricultores dos países mais pobres, podendo atrapalhar o país em relação ao desenvolvimento.
Na OMC países têm tentado mudar o atual sistema, para que os países ricos diminuam o subsídio. Mas para que isso ocorra, os 147 membros devem concordar, mas nem todos eles querem essa mudança, pois esses países buscam defender sua economia.
E os BRICS(Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) entram em cena a fim de tentar um acordo que seja favorável tanto para os países praticantes dos subsídios quanto para os que sofrem com os mesmos.
Esse assunto é discutido pelos BRICS uma vez