OMC Organização Mundial do Comércio
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO (OMC)
Jaboatão dos Guararapes, 2014
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO (OMC)
Jaboatão dos Guararapes, 2014.
RESUMO
A Organização Mundial do Comércio (OMC) surgiu para desenvolver o GATT compondo um quadro jurídico de direitos e obrigações sobre as relações comerciais internacionais, propiciando mecanismos de consulta e solução de controvérsias. Como um novo marco de regulamentação multilateral, fortaleceu as condições para que o comércio entre países se realize de forma transparente e soluções negociadas para a proteção comercial, também constituiu-se um fórum de negociações para o estabelecimento de regras. Neste contexto, a finalidade da elaboração desta pesquisa foi apresentar alguns conceitos relativos a OMC, sendo de suma importância para a contribuição de elevação de conhecimento perante Os acordos da OMC que abrangem o comércio de serviços, invenções, criações e projetos entre os países membros. Nosso trabalho teve como foco uma metodologia descritiva, bibliográfica e documental. De acordo com os resultados obtidos evidencia-se a necessidade de se atualizar junto a economia internacional.
PALAVRAS – CHAVE: Comércio, Negociações, Economia.
INTRODUÇÃO
A Organização Mundial do Comércio (OMC) é uma organização internacional que trata das regras sobre o comércio entre as nações. Os membros da OMC negociam e assinam acordos que depois são ratificados pelo parlamento de cada nação e passam a regular o comércio internacional. Em inglês é denominada World Trade Organization” (WTO) e possui 153 membros com sede em Genebra na Suíça.
As Origens da OMC
A OMC surgiu do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) que foi criado após a Segunda Guerra Mundial conjuntamente com outras instituições multilaterais dedicadas à cooperação econômica internacional, como as instituições criadas