Ombro
Por último teremos os músculos que ligam a escápula ao braço que são os músculos do manguito rotador (supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor), redondo maior e deltoide.
O músculo trapézio apresenta a forma triangular de sua metade, mas como um todo lembra uma figura geométrica, o trapezoide.
É o mais superficial dos músculos da região superior e posterior do tórax e recobre os músculos subjacentes como o levantador da escápula e os rombóides.
O músculo grande dorsal é de grandes dimensões com uma forma também triangular, que recobre inferiormente a parede pósterolateral do tórax.
Os músculos rombóides (maior e menor) e levantador da escápula estão todos situados sob o trapézio.
Os rombóides em virtude de sua proximidade entre os feixes mais inferiores do menor e os feixes superiores do maior, na maioria das vezes são difíceis distinguir um do outro no ponto de limite.
Estes são considerados maiores e menores devido ao tamanho de um em relação ao outro. O levantador da escápula encontra-se mais superior ao músculo rombóide menor.
Os músculos peitorais (maior e menor) apresentam-se em forma de leque (largo), são o mais superficial dos músculos da parede anterior do tórax.
O músculo subclávio é bem pequenino e encontra-se abaixo da clavícula e para ser visualizado deve-se rebater o peitoral maior.
No músculo serrátil anterior observe como suas fibras lembram várias “bananinhas” juntas.
Este músculo vai de anterior a lateral no tórax, sendo parcialmente recoberto pelo peitoral menor, anteriormente e lateralmente pelo grande dorsal.
Por último teremos os músculos do manguito rotador (supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor), redondo maior e deltóide.
O músculo supraespinhal, como o próprio nome indica, encontra-se na fossa supraespinhal da escápula, ou seja, na fossa acima da