Ombro
O ombro é uma articulação rizomélica (que se relaciona com a raiz de um membro) que tem como função a mobilidade ampla do braço;
- É acometido frequentemente por lesões tendinosas, musculares e da cápsula articular e menor participação do componente cartilaginoso;
- O manguito rotador é um conjunto de músculos e tendões que atua na estabilização do ombro(estabilizar a cabeça umeral na cavidade glenóide, permitindo a elevação do braço), este é formado pelos músculos: supra, infra-espinhal e redondo menor que inserem na tuberosidade maior do úmero e o tendão do subescapular que se insere na tuberosidade menor.
-* Bursite: é um termo utilizado por leigos como qualquer dor no ombro de origem traumática, no entanto bursite não é diagnóstico primário, é na verdade um sintoma comum a vários distúrbios do ombro, geralmente associada a deposição de material cálcico nos tendões.
Testes para avaliação do manguito rotador
Teste de Jobe: avalia integridade do músculo supra-espinhal: paciente em posição ortostática, ombros em 90° de flexão no plano da escápula, cotovelo estendido e braço em rotação interna máxima, pede o paciente para fazer força no sentido anterior.
-A perda de força na área crítica(próxima a inserção do tendão do supra-espinal na tuberosidade maior do úmero),) indica alteração funcional no supra-espinal
Teste de Neer: avalia o manguito rotador em especial o musculo supra-espinal. O examinador estabilizará a escápula do paciente com a mão esquerda e elevará rapidamente o membro superior em rotação interna com a mão direita.
- O choque da grande tuberosidade e do acrômio provocará dor na região lateral do ombro em caso de síndrome do impacto, tendinite do supra-espinal e lesão do manguito rotador.
Teste de Patte: avalia músculo infra-espinhal. Paciente em posição ortostática ou sentado.
Membro superior abduzido em 90° no plano frontal e cotovelo fletido em 90°, solicita-se paciente resistir a força