gerenciamento de memoria
Para relacionar essas características com os diversos dispositivos de armazenamento de dados, foi criada uma hierarquia para facilitar a nossa compreensão.
Mais Rápida, Maior custo, Menor Capacidade:
Memória Interna: Registradores de memória, Memória Ram.
Memória externa: Memória Flash, HD, CD/DVD.
Mais lenta, Menor Custo e Mario Capacidade:
Cópia de segurança: Fitas magnéticas.
De acordo com a hierarquia, só os registradores e memória cache dos processadores são mais rápidos que a memória RAM. Eles são de uso exclusivo da CPU para execução das instruções de baixo nível (linguagem de máquina).Dessa forma, o Sistema Operacional e os programas utilizam-se da memória RAM, para serem executados. Pois se a CPU precisasse acessar constantemente o HD para manipulação de arquivos dos dados de processos, certamente as execuções dos programas seriam bastante lenta desde que a informação é mantida na memória, a CPU pode acessar os dados com mais rapidez.
Gerenciador de memória: Os esquemas de gerenciamento de memória evoluíram juntamente com os dispositivos e o próprio Sistema Operacional. Existem diversas estratégias de organizar os processos que são colocados na memória.
Monoprogramação sem troca ou paginação: Este é o esquema mais simples de gerenciamento de memória, consiste basicamente no compartilhamento da memória entre o Sistema Operacional e apenas um programa. Assim, a