TCC 1 benzeno
Já é conhecido o efeito leucemogênico do benzeno desde o inicio do século XX, onde foram observadas alterações cancerígenas a partir de estudos em animais(CAZARIN,2005; ARAÚJO 2008).
O benzeno foi reconhecido como agente nocivo a saúde e a quinta substancia de maior risco, sendo que sua principal fonte de exposição se da no meio ocupacional, em especial, por meio da via respiratória. Esta substacia e capaz de causar intoxicação aguda ou crônica, com efeitos imunotóxico, mielotóxico, genotóxico, e carcinogênico, mesmo sendo a exposição em doses baixas, o que impede o reconhecimento e ou recomendação de um limite seguro de exposição (GONÇALVES et al., 2005; GRACIANI; FERREIRA; SALVIANO,2008)
Os sintomas neurológicos associaos ao benzeno icluem tontura, cefaleia e perda da consciência. Já na ingestão pode resultar em vômitos, tonturas, convulcoes e ate mesmo a óbito. Em forma de vapor irrita a pele, olhos, e otrato respitario superior(ARAÚJO, 2008)
REFERENCIAS
CAZARIN,G. Doenças hematológicas e ambiente: estudo do registro de condições de risco em serviços especializados. Dissertação – Mestrado em Saúde Pública, Recife, 2005
ARAÚJO, A. E. O. Avaliação da genotoxicidade dos gases derivados de petróleo em trabalhadores expostos ocupacionais em ambientes fechados. Dissertação apresentada ao curso de Pós- Graduação em patologia Molecular – Universidade de Brasília, 2008.
GRACIANI, F. S.; FERREIRA, B. V.; SALVIANO, D. C. M. Proteção ao meio ambienete do trabalho: Considerações sobre a exposição