paracetamol
SUMÁRIO 2
1. APRESENTAÇÃO 3
1.1 REVISÃO BIBBLIOGRÁFICA 3
1.2 MECANISMOS DE AÇÃO 3
1.3 PROPRIEDADES 4
1.4 METABOLISMO E TOXIDADE 5
2. COMPOSTO ANALOGO 7
2.1 RETROSSINTESE 7
2.2 SINTESE 8
2.3 PROPRIEDADES 10
3. CONCLUSÃO 10
4. REFERÊNCIAS 11
1. APRESENTAÇÃO
O presente projeto tem como objetivo propor um composto análogo do Paracetamol com o mesmo principio ativo e propriedades, demonstrando a sua síntese, retrosintese, alvo biológico e suas características intermoleculares. Primeiramente vamos analisar as características do paracetamol desde seu contexto histórico até suas características farmacológicas.
1.1 REVISÃO BIBBLIOGRÁFICA O paracetamol, amplamente utilizado no Brasil, é um fármaco pertencente à classe dos antiinflamatórios não-esteroidais (AINEs), usado principalmente como analgésico e antipirético, apresenta uma baixa atividade antiinflamatória, mas tem provado eficácia clínica no alívio temporário de dores leves a moderadas associadas a resfriado comum, dor de cabeça, dor de dente, dores musculares, dor nas costas, dores leves de artrite, cólicas menstruais e redução da febre, sendo eficaz em bebês, crianças e adultos (FLOWER e VANE, 1972)1. Um dos mecanismos atualmente descritos sobre a enzima cicloxigenase (COX) pode estar relacionado à inibição do radical livre tirosil, presente na prostaglandina endoperóxido sintase (PGES). (KULMACZ et al., 1991)1. As primeiras observações sobre as propriedades analgésicas e antipiréticasdo paracetamol foram feitas com o desenvolvimento de novos compostos sintéticos (a acetanilida e a fenacetina), ambos com efeitos analgésicos e antitérmicos. Anos depois foi sintetizado o paracetamol, este também tinha notáveis propriedades antipiréticas e analgésicas (KATZUNG, 2005)1.
1.2 MECANISMOS DE AÇÃO Faz parte do grupo de analgésicos de ação periférica, sendo um medicamento não-opióde usado no tratamento de dores leves e