O português falado no Brasil
PALAVRAS CHAVE: Variação da Língua Portuguesa, língua, história, crioulo, Brasil.
INTRODUÇÃO
O objetivo dessa resenha é reunir ideias dos textos da Unidade II da Apostila de Variação da Língua Portuguesa, estudada na Faculdade de Letras da UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro e do documentário “Línguas – Vidas em Português”; e comentar a situação histórico-cultural da língua portuguesa no território brasileiro, desde sua época pré-colonial, quando havia poucas línguas distribuídas pelo espaço, até os dias atuais, em que se pode observar uma grande mistura de dialetos e povos, inseridos no âmbito atual.
DESENVOLVIMENTO
Sabe-se que o Brasil atual é resultado de uma transformação que começou desde a chegada dos portugueses no século XVI, através de um processo em que várias regiões foram sendo incorporadas ao que se entendia por Brasil, sob o impacto das entradas e bandeiras e dos grandes ciclos econômicos.
O resultado dessa migração e colonização é evidente, visto que o Brasil é o país com maior extensão territorial, dentre os quais utilizam o idioma português. O estudo que aqui está sendo realizado tem um caráter bastante histórico e geográfico.
É impossível não levar em consideração fatores histórico-políticos, para entender a formação do idioma utilizado hoje em todo o território nacional. Porém, além dos tratados, conquistas e fronteiras que são essenciais para entender a difusão da língua, é necessário também entender a forma como se deu a ocupação efetiva do espaço. Consideramos então, todos os processos que o país atravessou e que, alguns dos quais ainda estão em andamento.
Como aborda o texto de Ilari & Basso, antes do ano de 1872, o que tinha de números sobre a população, eram somente especulações e estimativas. Com o primeiro censo, foi contabilizado um total de 9,9 milhões de habitantes em todo o território brasileiro. Esse dado relata uma realidade de uma densidade de população pequena e que fica cada