AS DIFERENÇAS SINTÁTICAS ENTRE O PORTUGUÊS FALADO NO BRASIL E O PORTUGUÊS EUROPEU: NOSSA LÍNGUA REAL E NOSSA NORMA-PADRÃO

1134 palavras 5 páginas
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. EMBASAMENTO TEÓRICO 6
2.1. A Teoria: o modelo de Princípios e Parâmetros e a as diferenças entre as línguas 6
2.2. A Hipótese: a questão do sujeito nulo e o português falado no Brasil 8
3. A PESQUISA 10
4. OS RESULTADOS 12
4.1. As interrogativas sem elementos à esquerda do sujeito 12
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19

1. INTRODUÇÃO

Há muitas décadas, o nível de distanciamento entre o português falado no Brasil e sua língua de origem, o português europeu, tem sido o foco de inúmeros debates tanto dentro, quanto fora do meio acadêmico, já que este é um tema que se caracteriza por gerar interesses ligados desde as áreas mais científicas até a questões mais corriqueiras.
O fator político pode ser considerado o mais popular por ter sido ele o responsá-vel pelo início dos questionamentos a esse respeito. A língua é considerada parte da cultura e da identidade de um povo e representa sua independência em relação aos de-mais. Assim, a afirmação ou a negação de que a língua falada por nós não é mais o por-tuguês pode, nesse sentido, ser interpretada como uma posição política, pois implicaria a exclusão ou inclusão do Brasil na comunidade de países lusófonos, e essa exclusão representa, para os mais radicais, uma ruptura cultural, social e política com Portugal.
Uma segunda questão também muito debatida popularmente, por encontrar-se presente no cotidiano de parte dos brasileiros, diz respeito ao ensino de Língua Portu-guesa nas escolas. O interesse nesse aspecto é gerado pela observação por parte de pais e professores das dificuldades enfrentadas pelos alunos brasileiros ao tentarem estudar essa disciplina, trazendo à tona uma série de questionamentos a respeito da distância que há entre o ensino de um sistema originado no português europeu (a norma-padrão) e a realidade do aluno.
Assim, impelidos por todas as discussões sobre o tema, além da observação mais atenta dos fatos reais da

Relacionados