Ombro
O ombro apresenta a maior amplitude de movimento dentre todas as articulações do corpo humano, mas esta capacidade enorme de movimento pode gerar patologias nesta articulação.
Entender como as diferentes camadas que constituem o ombro se conectam entre si nos ajuda a compreender o funcionamento desta complexa articulação; entender os mecanismos de lesão; e quão desafiadora é a recuperação e restaraução do ombro lesionado.
A camada mais profunda do ombro inclui os ossos e as articulações. A próxima camada é composta dos ligamentos e da cápsula articular. Os tendões e os músculos vêm logo em seguida.
Estruturas Importantes
As estruturas importantes do ombro podem ser divididas em várias categorias: ossos e articulações ligamentos e tendões músculos nervos vasos sanguíneos bursa Ossos e Articulações
Os ossos do ombro são o úmero (osso do braço), a escápula (omoplata ou "paleta˜) e a clavícula.
O "teto" do ombro é formado por uma parte da escápula em formato de "dragona" chamado acrômio.
No ombro existem quatro articulações verdadeiras. A articulação principal do ombro é chamada de articulação glenoumeral, formada pela cabeça do úmero em forma de "bola" que se encaixa em um "soquete" raso chamado de glenóide.
A cartilagem articular é o material que cobre as extremidades dos ossos de uma articulação e é muito importante nas grandes articulações que suportam peso. A cartilagem articular é branca e brilhante e tem uma consistência que lembra muito a parte branca de dentro de um coco verde. É escorregadia, e permite as superfícies articulares deslizarem umas contra as outras sem causar qualquer dano ou atrito. Outras funções da cartilagem articular incluem absorver impactos e proporcionar uma superfície extremamente