My eges
Universidade CEUMA
Curso: Engenharia Civil
Ciência e Engenharia de Materiais
Prof. Rialberth Cutrim
PRINCIPAIS TIPOS DE MATERIAIS
“Um item familiar fabricado a partir de três tipos de materiais diferentes é o recipiente de bebidas. As bebidas são comercializadas em lata de alumínio (metal), garrafas de vidro (cerâmico), e garrafas plásticas (polímero).” (William D. Callister.Jr, p.15)
CONCEITOS E DEFINICÕES DESSES MATERIAIS
METAIS
“Materiais metálicos são normalmente combinações de elementos metálicos”. Eles têm grande número de elétrons não localizados, isto é, estes elétrons não estão amarrados a particulares átomos. Muitas propriedades de metais são diretamente atribuíveis a estes elétrons. Metais são extremamente bons condutores de eletricidade e de calor e não são transparentes à luz visível: a superfície de um metal polido tem aparência lustrosa. Além disso, metais são bastante fortes, ainda deformáveis, que respondem pelo seu extensivo uso em aplicações estruturais.” (William D. Callister.Jr, p.18)
“As ligas ferrosas são aquelas onde o ferro é o constituinte principal. São produzidas em maior quantidade do que qualquer outro tipo de metal.” (William D. Callister.Jr, p.265)
“Os aços são ligas ferro-carbono que podem conter concentrações apreciáveis de outros elementos de liga; existem milhares de ligas que possuem composições e ou tratamentos térmicos diferentes.” (William D. Callister.Jr, p.265)
CERÂMICA
Cerâmicas são compostos entre elementos metálicos e não-metálicos: eles são muito frequentemente óxidos, nitretos e carbetos. A larga faixa de materiais que caem dentro desta classificação inclui cerâmicas que são compostas de minerais de argilas, cimento e vidro. Estes materiais são tipicamente isolantes à passagem de eletricidade e de calor, e são mais resistentes a altas temperaturas e ambientes rudes do que metais e polímeros. Com relação ao comportamento mecânico, cerâmicas são duras, mas muito