Aquecimento Global
Ao longo dos tempos tem se vindo a ouvir falar cada vez mais de aquecimento global, mas afinal, o que é este aquecimento global? É isso que estamos prestes a descobrir…
Hoje em dia, o aquecimento global é um assunto bastante relevante, já que com o desenvolvimento tecnológico os ecossistemas são afetados resultando na ocorrência de grandes catástrofes em todo o mundo. As alterações climáticas são as principais responsáveis por desastres ecológicos e ambientais, além de inúmeras modificações na biodiversidade. Estas mudanças na temperatura são causadas por diferentes aspectos, tais como perturbações na órbita da Terra, a atividade solar, impactos de meteoros, erupções vulcânicas e a ação humana.
Os cientistas apontam como consequência do aumento da temperatura da atmosfera o aquecimento global, que é um aumento global da temperatura do sistema Terra. Este aumento será responsável pelo degelo das calotes polares e dos glaciares e por grandes períodos de seca.
Estudos indicam que já há milhões de anos que a Terra apresenta oscilações de temperatura em graus variados durante períodos de aquecimento e glaciação promovidos naturalmente.
O aumento da temperatura global pode ter em consequência, vários desequilíbrios prejudiciais para o nosso ecossistema. Por exemplo, no mar, pode-se verificar uma subida significativa do nível das águas, há também mais probabilidades de ocorrerem grandes períodos de seca, o que levaria a uma reduzida produção de alimentos e a uma extinção de um grande número de espécies, em suma, existem inúmeras consequências prejudiciais para o nosso sistema.
Mas o que todas as pessoas questionam é, quem será o culpado deste aumento de temperatura? Será o Homem ou o Universo…?
Quanto aos culpados do aquecimento global, ninguém tem bem a certeza. Por um lado existe a teoria antropogénica que revela que o culpado é o Homem, por outro temos a teoria que defende que o culpado é o Sol. Segundo a teoria