O aquecimento global
Introdução
O aquecimento global é um problema ambiental que afeta o mundo nos últimos anos. Esse problema aquece o planeta Terra e o aquecimento tem um lado muito negativo para o meio ambiente e inclusive para a vida. Esse assunto é um dos mais falados nos meios de comunicação, e o mais estudado pelos cientistas. O aquecimento causa as secas, furacões, extinção de animais e plantas, enchentes, derretimento das calotas polares e entre outros problemas. Um dos maiores causadores do aquecimento global são os seres humanos que vem desmatando e poluindo o planeta a cada dia que passa.
O que é o aquecimento global
Trata-se do aumento da temperatura média da superfície terrestre. O aquecimento global ocorre em função do aumento da emissão de gases, principalmente os derivados da queima de combustíveis fósseis. Esses gases formam uma camada de poluentes de difícil dispersão, provocando o efeito estufa.
O efeito estufa é um fenômeno natural do Planeta Terra, ele é essencial para manter a temperatura global na condição ideal para a sobrevivência, pois sem ele a Terra seria muito fria e assim não havendo vida. Os raios solares são emitidos na Terra, e 65% desses raios são absorvidos, que é transformado em calor e assim mantendo o planeta aquecido. A outra parte que não é absorvida pela Terra, que é cerca de 35%, é enviada ao espaço como radiação infravermelha. Os raios solares que são mantidos na Terra são segurados por Gases Estufa, pois são responsáveis por absorver a energia irradiada pelo sol, os raios solares. Esses gases retém o calor do sol na atmosfera, impedindo que ele volte ao espaço e causando o aquecimento global.
Consequências do aquecimento global
Podemos observar as consequências que o aquecimento global vem fazendo na Terra dia após dia. O derretimento das calotas polares, causando assim o aumento no nível dos oceanos, mudanças climáticas, fenômenos com furacões, ciclones, tsunamis, extinção de várias espécies principalmente