Ludwig van beethoven
Ludwig van Beethoven nasceu em Bonn, Alemanha, em 17 de dezembro de 1770, filho de Johann van Beethoven e Maria Madalena Keverich. Do casamento de seus pais nasceram sete filhos, chegando apenas três à idade adulta: Ludwig, Kaspar e Nicolas Johann. Seu pai não ganhava o suficiente como violinista da corte e a infância de Ludwig se passa em um ambiente boêmio e sórdido.O pequeno Ludwig cedo conheceu a humilhação de ir à polícia identificar seu pai entre os bêbados detidos.
A infância de Beethoven não pode ser comparada com a de Mozart ou a dos filhos de Bach. Seu pai passou à história como um ser mau, irresponsável, explorador vulgar do talento do filho. Trancava o menino em uma sala onde o único móvel era um piano, não o deixando sair enquanto não provasse ter aprendido as lições do dia.
Como a formação do pai não era tão completa, a educação do pequeno foi confiada a um flautista chamado Pfeiffer. O jovem Ludwig aprendeu violino, viola, órgão e piano, com diferentes professores, além de Pfeiffer. Ainda menino, tocava órgão na missa das seis no convento dos franciscanos para ajudar a manter a casa e cuidar dos irmãos.
Pôr outro lado, sua "educação geral" deixava muito a desejar. No colégio foi mau aluno, pelo que seu pai resolveu encaminhá-lo para o piano com dureza. O jovem só iria adquirir maior bagagem cultural na adolescência, graças à ajuda de amigos e de sua força de vontade. Mas apesar de sua vontade de ferro, nunca superou certas lacunas escolares: em suas cartas abundam os erros de ortografia. Usando essa força de vontade como autodidata, conseguiu, já na idade adulta, adquirir uma cultura razoável, mais profunda do que a dos outros músicos de sua época.
Estudando com Christian Neefe, sua vida começa a mudar. O paciente professor arranja-lhe um lugar na orquestra da corte como violinista e, para o animar, manda imprimir sua primeira obra, umas variações para piano, escritas aos doze anos. Neefe encarrega-se zelosamente da