Ensaios De Caracteriza O
Laboratório de Pavimentação
Amanda Ferreira M. M. Fiuza
Bianca Priscilla Pinheiro Correia
Daniela S. Martins
ENSAIOS DE CARACTERIZAÇÃO E COMPACTAÇÃO EM SOLOS
Belo Horizonte
2013
1. ENSAIOS DE CARACTERIZAÇÃO
Os ensaios de caracterização do solo realizados em laboratório são de grande importância para a engenharia. Na prática, pode-se considerar que os ensaios de laboratório são menos precisos do que os ensaios de campo, devido à dificuldade de se coletar amostras indeformadas e de qualidade. Além disso, muitas vezes deixa-se de fazer ensaios de laboratório devido a sua demora, o que alguns podem dizer que “atrasariam” a obra.
Mas nós sabemos que os ensaios detalhados, e bem feitos caracterizam o comportamento tensão-deformação do solo, e contribui diretamente para um melhor dimensionamento das obras, evitando problemas futuros. Problemas que poderiam “atrasar” mais ainda a obra. Ensaios avançados de precisão são na verdade essenciais para qualquer obra.
Para uma completa caracterização do comportamento tensão-deformação-tempo do solo deverão ser realizados ensaios laboratoriais, ensaios de campo, e observação do comportamento do solo em escala real, visando a caracterização física e mecânica dos materiais.
A caracterização física é feita por ensaios rotineiros como:
1.1. Análise Granulométrica: Consiste na determinação das dimensões das partículas constituintes das amostras e no estudo da sua distribuição. Resumidamente, o ensaio (por peneiramento) pode ser descrito da seguinte maneira:
A amostra deverá ser seca ao ar, até próximo da umidade higroscópica, os torrões desmanchados e a amostra homogeneizada. Depois deve-se passar a amostra na peneira 76 mm e desprezar o material retido.
Do material passado na peneira 76 mm deve-se tomar a quantidade de solo para o ensaio de acordo com a tabela a seguir:
Dimensões dos grãos maiores contidos na amostra, determinada por observação visual (mm)