ombro cotovelo quadril e joelho
UBERABA-MG
2015.
Ombro
A articulação do ombro é a maior e mais complexa do corpo humano, possui características como cavidade glenóide rasa e pouca coaptação com a cabeça do úmero que a torna possível alcançar amplitudes que nenhuma outra articulação é capaz de alcançar.
Movimentos
Flexão, extensão, abdução, adução, rotação interna e externa.
Flexão: de 0 a 180º no plano sagital.
Músculos: Deltóide anterior, peitoral maior, coracobraquial e bíceps braquial.
Extensão: de 0 a 50º e a hiper-extensão pode ir até 60º no plano sagital;
Músculos: Deltóide (fibras posteriores), tríceps braquial, latíssimo do dorso e redondo maior e menor.
Abdução: de 0 a 180º no plano coronal (frontal);
Músculos: Coracobraquial, deltóide (fibras médias), cabeça longa do bíceps, supra-espinhal, infra-espinhal e redondo menor.
Adução: de 0 a 35 ou 40º no plano coronal (frontal);
Músculos: Peitoral maior, cabeça longa do bíceps braquial, deltóide (fibras anteriores e posteriores), latíssimo do dorso, subescapular e redondo maior.
Rotação interna: de 0 a 90º plano transversal; Músculos: Peitoral maior, fibras anteriores do deltóide, subescapular, redondo maior e latíssimo do dorso.
Externa: de 0 a 90º no plano transversal;
Cotovelo
Articulação úmero-ulnar ou troclear
A articulação úmero-ulnar é sinovial do tipo gínglimo (ou em dobradiça). Sua estabilidade não é afetada com a retirada cirúrgica da cabeça do rádio.
Articulação rádio-ulnar proximal
A articulação rádio-ulnar proximal, é uma articulação sinovial que compreende movimentos de rotação do rádio sobre a incisura radial da ulna nos movimentos de supinação e pronação.
Movimentos e músculos
Flexão do cotovelo
Os principais músculos envolvidos são o bíceps braquial, o braquiorradial e o braquial. O movimento teste ocorre no plano sagital. Amplitude articular: 0 - 145°.
Extensão do cotovelo
Movimento que reduz uma