Oligopólio
O tema abordado será a estrutura de mercado oligopólio e essa prática no ramo de telefonia móvel no Brasil.
O objetivo do trabalho é esclarecer o oligopólio no mercado de prestação de serviços de telefonia móvel, tendo em vista que essa estrutura de mercado se baseia em poucas empresas exercendo o controle do mercado em geral, uma das suas características básicas é a interdependência mutua.
Essa prática no mercado de telefonia móvel no Brasil traz como principais concorrentes: OI, TIM, CLARO e VIVO. Sendo essa última a qual iremos aprofundar nossos estudos, abordando sua história, prática no mercado, ações de marketing, portfólio de produtos e outros.
1- Estrutura de mercado: oligopólio
A microeconomia explica as práticas de mercado (estas por sua vez descrevem os seus mercados e componentes), sendo essas divididas em: monopólio, monopsônio, oligopólio, oligopsônio, concorrência perfeita e concorrência monopolística. Há alguns elementos que determinam essas estruturas, tais como:
A) numero de empresas que compõe esse mercado;
B) tipo de produto (homogêneo ou diferenciado).
Aqui a atenção é voltada para a estrutura de mercado: oligopólio. Ele caracteriza-se por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Para os consumidores a formação de oligopólios não é boa, pois dificulta a entrada de outras empresas no setor dominado. Desta forma, a concorrência diminui e os preços podem ficar altos, representando assim uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita.
No monopólio os bens produzidos podem ser homogêneos ou possuir alguma diferenciação sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de outros fatores como a: qualidade, garantia, fidelização, imagem e preço. Uma característica importante desse tipo de estrutura é o fato de estarem em setores com fortes barreiras à entrada, sejam elas os elevados custos de entrada, a existência de uma escala mínima de eficiência muito elevada, a existências de