Olhares sobre a educa o integral
Tatiane da Silva
Marcela Rocha
sobre a integral.
Resumo da notícia
Mais do que ampliar o tempo de permanência na escola,a educação integral oferece condições para o desenvolvimento pleno dos alunos e para a redução de desigualdades. Segundo a reportagem a educação integral vai muito além de aumentar a permanência do aluno na escola. È preciso adotar práticas conscientes de aprendizado que venha possibilitar o desenvolvimento de cada aluno.
O desafio é apostar em experiências pedagógicas que saibam aproveitar as oportunidades oferecidas pela ampliação.
Acredita-se que com essa nova implementação os alunos terão meios de se tornarem cidadãos que poderão influenciar no novo rumo do pais,fazendo assim com que seja reduzido a desigualdade. O maior desafio de garantir educação de qualidade para todos exige a articulação dos mais diversos setores da sociedade –
Estado,
empresas e organizações sociais sem fins lucrativos.
Pontos positivos na educação integral.
Espaços educativos para favorecer o aprendizado e proporcionar o desenvolvimento integral. Agindo de forma que os pais se tranquilizem com as crianças mais tempo na escola e fora das ruas.
Pontos negativos na educação integral.
O risco é que a criança passe a receber um atendimento meramente assistencialista, fora do projeto pedagógico da escola e às vezes fornecido por quem não possui formação para lecionar. Algumas experiências analisadas por ela (ligadas ou não ao Mais Educação) empobreceram a rotina e geraram a saída de alunos.
Qual a contribuição da escola integral para a educação.
trás consigo oportunidades complementares de formação, prometendo inovações e enriquecimento curricular.fazendo com que uso de oficinas tragam oportunidade aos alunos em ter acesso a aulas que não constam no currículo da escola com o exemplo da musica e a dança,de forma que o aluno venha ter mais interesse em frequentar a escola diminuindo assim o número de evasão escolar.