trabalho
LEITURA, ANÁLISE E EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS DE SEBASTIÃO SALGADO.
Re
O contato com a imagem da arte sensibiliza e educa nosso olhar. Por isso, ler imagens é importante em qualquer idade da vida. A imagem oferece uma visão da realidade muito diferente daquela que a palavra oferece. O texto referencial nos dá uma compreensão gradual sobre um tema, enquanto a imagem – visual ou verbal – oferece-nos uma visão integral e simultânea desse mesmo tema, possibilitando outras maneiras de abordá-lo e de compreendê-lo. A fotografia nos dá acesso a outra linguagem, ao mesmo tempo oposta e complementar à linguagem verbal, ou seja, a palavra. Lendo imagens você aprende sobre essa linguagem, usando-a para combinar com outras, interagir com o mundo, expressar e comunicar ideias e sentimentos, conhecer o mundo e se conhecer melhor.
Com base nos vídeos que assistimos sobre “A história da fotografia” e “Roda Viva – Sebastião Salgado” e nas discussões sobre as fotografias de Sebastião Salgado, faça o que se pede:
Parte Individual: Leitura e análise de fotografias. (escrita)
Escolha 10 fotografias de Sebastião Salgado.
Faça a leitura dessas fotografias e registre.
Roteiro para realizar a leitura das fotografias:
1) Olhar e ver: Observe os principais detalhes da obra. Identifique a que tema do autor a fotografia pertence.
2) Descrever: Para aproveitar tudo o que uma imagem pode oferecer, os olhos precisam percorrer o objeto de estudo com atenção. Dê um tempo para a obra se "hospedar" no cérebro. Descreva o que você vê e elabore uma descrição da fotografia.
3) Analisar: É hora de perceber os detalhes. Olhando um pouco mais a imagem, descobrimos como ela foi construída: o que está na frente e atrás, o que é grande e pequeno, o que está por cima e por baixo. É importante estabelecer o maior número possível de relações. Registre sua análise.
4) Relacionar texto e contexto: o contexto é o conjunto de textos que envolve a construção do