Capilaridade
Campus Arapiraca
Instituto de Física de Alagoas
Projeto integrador 3
Capilaridade e Tensão
Superficial
Arapiraca-AL
Dezembro-201
Capilaridade e Tensão Superficial
1. INTRODUÇÃO
Capilaridade é uma tendência que algumas substâncias apresentam de subirem ou descerem por paredes de tubos finos (tubos capilares) ou de se deslocar em curtos espaços em materiais porosos, como tecidos de algodão ou esponjas.
Já a Tensão Superficial é um fenômeno que ocorre em todos os líquidos, ela se caracteriza pela formação de um tipo de membrana elástica em suas extremidades.
Capilaridade e Tensão Superficial
2. Capilaridade
A superfície de um fluido colocado em um recipiente tem uma curvatura nas proximidades das paredes, isto é, onde as forças de interação das moléculas do fluido e as do recipiente desempenham um importante papel. No restante do fluido é plana por efeito da interação gravitacional. Entretanto, a influência das paredes do recipiente se estende a toda superfície livre do fluido quando ela não é grande como, por exemplo, quando o liquido esta em um tubo estreito.
Um tubo estreito pode ser chamado de tubo capilar, quando o seu raio interno é do mesmo tamanho que o raio de curvatura da superfície livre do fluido que o contem; esses fenômenos são chamados de capilaridade. Ainda, como os capilares são caracterizados pela curvatura da superfície do fluido no seu interior, a influencia da pressão de Laplace* é a maior possível.
Fig.1
http://3.bp.blogspot.com/-2QJ6iJy98Bg/UVhKmQ4r1ZI/AAAAAAAAAT8/P-RxGcYTIeU/s400/capilaridade.jpg
Consideremos um tubo estreito imerso em um amplo recipiente com um liquido que molhas as suas paredes (fig.1).O líquido penetra no tubo, forma um menisco côncavo e fica sob o efeito da pressão de Laplace:
O γ é o coeficiente de tensão superficial do fluido e é o raio de curvatura do menisco*.
Como a superfície livre do fluido é côncava, a resultante das forças de tensão