Oioi
Dia Mundial do Rock
Por Patricia Vera
A mistura dos gêneros blues, rhythm & blues e o country são ingredientes básicos para o nascimento do rock´n roll. Pergunto-me, só basta isso?Com certeza não. Atitude é a palavra tão aclamada por todos que gostam deste estilo, não basta tê-los nos riffs da guitarra elétrica ou na voz apreciada do vocalista. Essa característica vem de todos os integrantes do grupo... Energias que se unem e fazem o que realmente querem,ou seja, o melhor, ou ao menos tentam. O resultado disto é ouvido por diversas pessoas ao redor do Mundo inteiro.
“Rock Around the Clock" de Bill Haley ,“Johnny B. Goode”,do Chuck Berry, “tutti-frutti” do Little Richard,” "Great Balls of Fire"” do Jerry Lee Lewis são alguns dos sucessos criados ao longo dos anos 50 que ainda são reconhecidos e apreciados como “hits” do rock´n roll. Mas ao passar das décadas a divisão de subgêneros do rock começou a aparecer e junto com isso novos hits,novas bandas fazendo com que ampliasse e mostrasse que esse estilo não é limitado.
Rock´n rol, rockabilly, doo-woop, folk rock, surf-music, garage rock, rock psicodélico, rock progressivo, glam rock, hard rock, heavy metal, Arena rock, punk-rock, New-Wave, Glam metal, rock alternativo, emo-core, hard-core… São tantos tipos que às vezes me perco ao tentar defini-los. O melhor é ouvir todos com calma e esperar aquela energia possuir sua audição a ponto de você querer começar a cantar junto, dançar, pular... Seja lá o que for!
Rock é magnetismo, é chegar e bater a porta com o pé, é segurança nas letras inseguras. Hoje, é dia de cantar a história do rock contada por AC/DC em “Let there be rock” ou festejar esse dia com “ celebrate” da Doro Pesch. O que eu espero do rock´n roll daqui para frente estão na música “glory,majesty,unity” do Manowar,que diz: “Glory, majesty, unity ...Hail,hail,hail” (Gloria, majestade, harmonia.Saúdem,saúdem,saúdem). E assim, “For those about rock, we salute