OI TAC 1
Mestrado em Gestão de Empresas
Organização Industrial
Carla Mendes 1, Rosa Morgado 2
1
– Aluna do Mestrado em Gestão de Empresas (Email: carlafjsmendes@hotmail.com)
2
– Aluna do Mestrado em Gestão de Empresas, (Email: filipa.t.morgado89@gmail.com;)
Resumo: Neste trabalho pretendeu estudar-se o outsourcing, as vantagens e desvantagens, a sua rentabilidade quando implementado em PME tendo em conta a Teoria da Empresa, as relações verticais e horizontais e integração das empresas.
Palavras – chave: outsourcing, vantagens, desvantagens, Economias de Escala, “fazer ou comprar”, limites verticais e horizontais.
Abstract: This work is intended to study the outsourcing, the advantages and disadvantages, its profitability when implemented in SME taking into account the nature of the firm, vertical and horizontal relations and the businesses integration.
Keywords: outsourcing, advantages, disadvantages, Economies of Scale, "make or buy" vertical and horizontal boundaries.
1. De que forma é que podemos enquadrar a questão “Fazer ou comprar?”, referida no texto, no âmbito da Teoria da Empresa.
Atualmente tem-se desenvolvido uma tendência para o outsourcing (subcontratação) criando-se uma maior acessibilidade a serviços externos e/ou processos produtivos para auxílio na actividade empresarial.
Greg Mankin defende que a subcontratação é um fenómeno crescente, que devemos entender como uma provável vantagem para a economia a longo prazo (Samuelson &
Nordhaus, Economia, 2010). Contudo, em países desenvolvidos realçam-se consequências de cariz político pelo que se torna necessário reorganizar o trabalho de forma a aperfeiçoar os objectivos da empresa.
Segundo Williamson, o outsourcing pode se considerar um esforço reorganizacional que visa uma redução dos custos de transação, em sentido lato, tendo em consideração o custo comparativo de planeamento, a adaptação e monitorização da conclusão da tarefa sob estruturas de administração