ANTOLOGIA 2014
Trabalho apresentado á disciplina de português.
Professora Orientadora:
Tânia
E. E. MÁRIO MARQUES DE OLIVEIRA
O Que é Antologia? Pg. 4
Para que servem as antologias? Pg. 5
Histórico Pg. 6
Bibliografia Pg. 7
O Que é Antologia?
Antologia é uma coletânea, ou seja, uma coleção de textos em prosa ou em verso, agrupados por temática, autoria ou período. O termo provém do grego ‘anthos’, que significa flor, e ‘lego’, o qual traz a conotação de escolher; assim resulta em ‘florilégio’, ou seja, coleção de flores.
Quase sempre as antologias oferecem ao leitor composições poéticas ordenadas conforme o tema, o autor ou a época na qual foram produzidas. A mais arcaica de que se tem ciência foi estruturada por Meléagro, poeta nascido na Grécia antiga. Estas coletâneas são utilizadas para distribuir histórias breves e romances sintéticos em um único livro a ser impresso e vendido no mercado editorial.Este termo só passou a ser usado após o século XVIII, pois até então somente eram utilizados os vocábulos ‘cancioneiro’, ‘flores’, ‘florilégio’, ‘romanceiro’, ‘silva’ e ‘silvas’ para se referir a uma coleção de textos literários. Nesses dois últimos séculos a antologia conquistou um status especial nas atividades educativas.
A antologia também se presta à disseminação de escritos manuscritos ancestrais, os quais estão espalhados por vários lugares e/ ou são originais. Ou ajudam a divulgar textos editados em outros idiomas, principalmente aqueles que não estão ao alcance de um determinado conjunto de leitores. As coletâneas ou antologias exercem um desempenho pedagógico significativo, porém igualmente atuam como instrumentos de conversão de escritores e produções literárias em instituições, contribuindo para a criação de cânones. Isto pode ser comprovado nas obras greco-latinas e também nas japonesas, persas e chinesas na época antiga.
Para que servem as antologias?