2011
Rev Bras Cir Cardiovasc 2011;26(4):582-90
Avaliação da ventilação não-invasiva com dois níveis de pressão positiva nas vias aéreas após cirurgia cardíaca
Assessment of noninvasive ventilation with two levels of positive airway pressure in patients after cardiac surgery
Aline Marques Franco1, Franciele Cristina Clapis Torres1, Isabela Scali Lourenço Simon1, Daniela
Morales2, Alfredo José Rodrigues3
DOI: 10.5935/1678-9741.20110048
RBCCV 44205-1324
Resumo
Introdução: A aplicação de ventilação por dois níveis de pressão positiva (BiPAP ® ) associada à fisioterapia respiratória convencional (FRC) no pós-operatório (PO) imediato de cirurgia cardíaca pode contribuir para a diminuição das complicações pulmonares.
Objetivo: Avaliar a segurança e a adesão da aplicação preventiva do BiPAP® associado a FRC no PO imediato de revascularização do miocárdio.
Métodos: Vinte e seis pacientes submetidos a revascularização do miocárdio foram aleatoriamente alocados. O Grupo Controle (GC) foi tratado com FRC, o
Grupo BiPAP (GB) foi submetido a 30 minutos de BiPAP®, duas vezes ao dia, associado à FRC. A FRC foi realizada em ambos os grupos, duas vezes ao dia. Todos os pacientes foram avaliados quanto: capacidade vital, permeabilidade das vias aéreas, pressões respiratórias máximas, saturação de oxigênio, frequência cardíaca, frequência respiratória, volume minuto, volume corrente, pressões arteriais sistólica e diastólica. As avaliações foram realizadas durante a
internação no pré-operatório, imediatamente após a extubação, e na 24a e 48a horas após extubação.
Resultados: No GC, 61,5% dos pacientes tiveram algum grau de atelectasias, no GB, 54% (P=0,691). A capacidade vital foi estatisticamente maior no GB no PO (P<0,015).
Todos os outros parâmetros de ventilometria, gasometria, manovacuometria e hemodinâmicos foram semelhantes entre os grupos.
Conclusão: A cirurgia de revascularização do miocárdio leva à degradação da função respiratória no PO, e a aplicação
da