OI's
Regime Internacional – Conjunto de regras, valores, princípios, expectativas recíprocas e normas sobre um determinado tema ou área das Relações Internacionais. É o principio que norteia a postura dos estados dentro do Regime que não é uma organização internacional, mas tende a gerar uma organização internacional corresponde. Segurança – ONU, Comércio – OMC e uma do meio ambiente, ainda não existe (Proposta do PNUMA virar uma Organização Internacional – Difícil de pensar na viabilidade deste tema ainda no âmbito internacional). Estabiliza o plano internacional ja que os atores/estados sabem o que esperar um dos outros.
Protocolo – Tipo de tratado que dialoga com o tratado anterior. (Protocolo de Kyoto dialoga com a Convenção da ONU sobre mudanças climáticas da Eco 92).
Aliança – Inimigo em potencial vira um aliado + Equilíbrio de Poder (Princípio Realista). Só que apesar disso desencorajar o custo de um confronto em uma alta proporção, a generalização deste arranjo faz com que uma faísca se torne uma fogueira (acontece com 1, acaba acontecendo com todo mundo). Não necessariamente será melhor ajuntar a força dos mais fracos para ficar na mesma força dos mais fortes, melhor ficar junto Deles, não contra.
O Sistema de Segurança Coletiva é o que a ONU prescreve para a Sociedade Internacional desde 1948. Garantia da Segurança entre Estados – Hobbes: Processo de Formação de Estados. A ONU tenta comprometer os Estados-membro da Organização à abrir parte da mão de sua soberania, parte do seu poder legítimo do uso da força em nome da ONU, que é responsável por garantir a Segurança Mundial através de um Sistema de Segurança Coletiva que autorização apenas da ONU no Conselho de Segurança, ou por Legítima Defesa. 5 estados parta da aristocracia do plano internacional. Liga tentou criar um arranjo que dificultasse o uso da força – o Estado podia, mas tinha que ticar certas exigências, Ele não abria mão do uso da força. Ex: Condição para a guerra era