Socialismo na América Latina
Com o sucesso da Revolução Cubana, tornou-se cada vez mais forte a idéia de expandir o socialismo pelo mundo. Assim, o governo cubano apoiou ativamente movimentos guerrilheiros em diversas partes da América Latina, inclusive no Brasil. A onda socialista que atingiu boa parte do mundo em meados do século XXI também chegou à África. Jovens africanos que estudaram no exterior assimilaram as teorias socialistas e passaram a difundi-las em suas regiões de origem. Com isso se criou a idéia de que só os governos socialistas poderiam enfrentar a opressão estrangeira na região.
SLIDE 2
Adepto da idéia de levar a revolução a outros países, em 1966 Che Guevara renunciou a seu cargo de ministro, em Cuba, e participou diretamente de movimentos guerrilheiros no Congo (África) e na Bolívia (América Do Sul).
- Imagens do Che Guevara nos movimentos guerrilheiros
SLIDE 3
No Chile, um governo de tendências socialistas chegou ao poder por meio do voto em 1970, com a eleição do socialista Salvador Allende (1908-1973) para a Presidência da República. Allende deu inicio a um programa de reforma agrária e nacionalizou bancos e empresas estrangeiras.
- Imagem da eleição do Salvador Allende e foto dele como presidente
SLIDE 4
A reação do governo dos Estados Unidos à expansão do socialismo na América Latina não tardou. Na Bolívia, agentes da CIA treinaram os militares que, em outubro de 1967, capturara, e executaram Che Guevara.
- Imagens da execução de Che Guevara
SLIDE 5
No Chile, os norte-americanos tiveram participação importante no golpe do Estado que, em setembro de 1973, derrubou o presidente Allende e conduziu ao poder Augusto Pinochet, instalando no país uma ditadura militar.
- Imagens do Augusto Pinochet e imagens da eleição dele.
SLIDE 6
Na Nicarágua, o governo dos Estados Unidos desembolsou cerca de 14 milhões de dólares entre 1975 e 1978 em ajuda militar ao governo do ditador Anastasio Somoza Debayle (1975-1980) para que este combatesse as forças