trabalho economia 1956 à 1964
Período: 31 de janeiro de 1956 | 1 de abril de 1964
1) Quais os presidentes do período?
Às 15h do dia 31 realizou-se a cerimônia de posse do presidente Juscelino Kubitschek e do vice, João Goulart, no Palácio Tiradentes, no Rio de Janeiro. Logo após a solenidade, o presidente eleito seguiu com João Goulart para o Palácio do Catete, desfilando em carro aberto, para o ato de transmissão do cargo. Os dois foram recebidos por uma multidão de pessoas que saudavam o novo governante ao som de uma banda militar. Após ouvirem o Hino Nacional, Juscelino e Jango encaminharam-se para o salão nobre do Palácio, onde Juscelino recebeu do presidente em exercicio Nereu Ramos a faixa presidencial, símbolo do mais alto posto do Poder Executivo da República.
Já na sua primeira reunião, JK estabeleceu as metas de desenvolvimento do seu plano de governo para o quinquênio 1956-1961, as quais foram anunciadas ainda na sua campanha eleitoral. Ele afirmou ainda que as mesmas estariam sujeitas a revisão durante o primeiro ano de seu governo. Os setores que sofreriam mudanças radicais a fim de acelerar o desenvolvimento econômico e tecnonógico do Brasil seriam os de Energia, Transportes e Comunicações, Alimentação e Indústria de Base.
Eleito pelo voto popular em 1955, o candidato da aliança PSD-PTB governou o Brasil até o fim de seu mandato, em 31 de janeiro de 1961.
2) Teve algum plano econômico?
O seu governo foi baseado no desenvolvimento econômico acelerado, e teve por lema “Cinquenta anos em cinco”. O plano tinha 31 metas distribuídas em 5 grandes grupos: Energia, Transportes, Alimentação, Indústria de Base, Educação, e, a meta principal ou meta-síntese: a construção de Brasília. O Plano de Metas visava estimular a diversificação e o crescimento da economia brasileira, baseado na expansão industrial e na integração dos povos de todas as regiões do Brasil através da nova capital localizada no centro do território brasileiro, na