choque
Choque elétrico
O Choque Elétrico é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como um condutor. Esta passagem de corrente pode não causar nenhuma consequência mais grave além de um susto, porém também pode causar queimaduras, fibrilação cardíaca ou até mesmo a morte.
Eletricidade, por sua vez é o fluxo de elétrons de um átomo, através de um condutor, que vem a ser qualquer material que deixe a corrente elétrica passar facilmente (cobre, alumínio, água, etc.). Por outro lado, isolante é o material que não permite que a eletricidade passe através dele: vidro, plástico, borracha, etc.
Os riscos de acidentes dos empregados que trabalham com eletricidade, em qualquer das etapas de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica, constam da Norma Regulamentadora Instalações e Serviços em Eletricidade - NR10 do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.
NR-10
Nas empresas, para garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis, o trabalhador tem a seu favor a constante atualização da legislação brasileira referente à prevenção de acidentes. Dentre essas leis está a Norma Regulamentadora nº 10 (NR-10), instituída pela portaria 3214/1978 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em vigor desde dezembro de 2004. A norma foi desenvolvida para estabelecer requisitos e condições mínimas para implantação de medidas de controle e sistema preventivos e para que exista garantia da segurança e saúde dos trabalhadores que atuam em serviços com eletricidade. A norma é composta por 14 itens, distribuídos por 99 subitens, além de três anexos (Zona de Risco e Zona Controlada, Treinamento e Prazos para Cumprimentos dos Itens da NR-10) e um glossário. Possui uma área de aplicação abrangente, desde indústrias e instalações comerciais, a até mesmo instalações residenciais, nas quais o profissional atuante na área de eletricidade deve estar capacitado e orientado a seguir os itens da norma aplicados à sua função. As fases de