Ohno san vai ao supermercado
R: O sr. Ohno se inspirou em uma visita a um supermercado para pensar no STP. O supermercado é um elemento da logística no STP. Basicamente, uma pequena quantidade de produtos está disponível no supermercado, e quando essa quantidade cai a um determinado nível ainda mais baixo, aciona o pedido de produção para ressuprimento. Por exemplo, você pode manter 10 motores elétricos no supermercado; quando essa quantidade chegar a 6, um pedido de ressuprimento é disparado.
2. Quais as diferenças entre o sistema Toyota de produção e o sistema tradicional?
R: Qual é o sistema tradicional??
Existem muitas formas de se fazer diferente em relação ao STP. Algumas características importantes são: 1. o sistema tradicional é fortemente baseado em custeio padrão e objetiva eficiências locais; 2. o sistema tradicional é fortemente dependente de boas previsões de demanda e níveis corretos de estoque; 3. o sistema tradicional adota muitas soluções caras, lentas e superficiais para seus problemas; 4. há uma forte divisão entre planejadores (administradores, engenheiros etc) e operadores, entre muitas outras.
3. Quais as vantagens de fabricar apenas o necessário? Há desvantagens?
R: a vantagem de fabricar apenas o necessário é que não se gasta tempo, energia, etc fabricando algo que o cliente não vai comprar. A ilusão da superprodução é a redução do custo unitário, mas isto é realmente uma ilusão, porque só interessa o que o cliente realmente compra. Uma "desvantagem" é que eventualmente isso demanda mais set-up, mas esse é um problema a ser contornado com o SMED e talvez a adoção de pequenas máquinas dedicadas.
4. Considere os argumentos dos adversários do sistema Toyota. Você concorda? Se tivesse que escolher entre o sistema Toyota e seus adversários, qual escolheria? Por que?
R: Quais são os argumentos?? Eu já escolhi o modelo Toyota.
5. Você já viu o pátio de uma