Trabalhos !
Ondas Mêcanicas é uma perturbação que se propaga em um meio material elástico, ou seja, em uma substância material capaz de propagar a energia da onda através das vibrações das partículas que constituem o meio. Quando uma onda mecânica se propaga há um transporte de energia cinética e potencial. A velocidade de propagação da onda mecânica depende da inércia e elasticidade do meio. Exemplos: o som; uma onda se propagando numa corda; uma onda na superfície de um líquido.
Ondas Eletromagnéticas - as ondas eletromagnéticas podem se manifestar de diversas formas dependendo da sua freqüência de oscilação. Dessas manifestações, a mais famosa é a luz visível, que ocupa uma faixa muito pequena do espectro eletromagnético.
Ondas transversais são aquelas em que a vibração é perpendicular à direção de propagação da onda; exemplos incluem ondas em uma corda e ondas eletromagnéticas.
Ondas longitudinais são aquelas em que a vibração ocorre na mesma direção do movimento; um exemplo são as ondas sonoras.
Ondas unidimensionais: São aquelas que se propagam numa só direção. Exemplo: Ondas em cordas.
Ondas bidimensionais: São aquelas que se propagam num plano.[1] Exemplo: Ondas na superfície de um lago.
Ondas tridimensionais : São aquelas que se propagam em todas as direções.[1] Exemplo: Ondas sonoras na atmosfera ou em metais.
A amplitude de uma onda é a medida da magnitude de um distúrbio em um meio durante um ciclo de onda. Por exemplo, numa corda têm sua amplitude expressada como uma distância (comprimento), ondas de som como pressão (pascals) e ondas eletromagnéticas como a amplitude de um campo elétrico (volts por metro).
Reflexão - Quando uma onda volta para a direção de onde veio, devido à batida em material reflexivo.
Defração - A mudança da direção das ondas, devido a entrada em