Oceania
O relevo essencialmente predominante na Oceania é a planície com estepes de savana. As grandes regiões desérticas, escudo australiano, são planas, contendo algumas elevações peculiares. A também a presença de terrenos montanhosos nos alpes australianos e os planaltos do país. Nas ilhas pode-se encontrar grandes montanhas e vales e a presença também de planície. Essencialmente as ilhas do cinturão de fogo apresentam relevo vulcânico.
CLIMA
A Oceania é formada por uma variedade de climas, que em geral são quentes e secos com grandes variações. No norte predomina o clima tropical, com chuvas abundantes no verão. No sul é temperado. Nos desertos fazem muito calor durante o dia e muito frio à noite. As chuvas mais intensas ocorrem no leste, sudoeste, regiões subtropicais, com verões quentes e invernos amenos.
VEGETAÇÃO
A flora da Oceania também é muito variada. Devido a grande extensão e aos diferentes climas, a maior diversidade é registrada na Austrália, que possui desde plantas xerófitas até selva tropical, passando por espécies mediterrâneas e de altitude e por sua árvore nacional, o eucalipto.
HIDROGRAFIA
A Oceania tem poucos rios importantes o que se deve em boa parte à pequena superfície das ilhas. Apesar da forte pluviosidade, os leitos dos rios não dispõem de extensão suficiente para formação de cursos significativos. Merecem destaque o Murray e seu afluente Darling, na Austrália; o Waikato, na Nova Zelândia; e o Daru, o Fly, o Kikori, o Purari, o Ramu e o Sepik, em Papua Nova Guiné.
ECONOMIA
A economia continental apresenta grande disparidade, fato que pode ser analisado através da diferença no Produto Interno Bruto (PIB) dos países dessa região.
Austrália e Nova Zelândia possuem alto grau de desenvolvimento socioeconômico, estando entre os países mais ricos e com melhor qualidade de vida do planeta. Essas duas nações apresentam forte industrialização e agropecuária altamente mecanizada. Os outros países apresentam