oceania
Apesar de existirem milhares de ilhas na região, há apenas 14 Estados independentes, além de alguns territórios ou colônias de outros países, com destaque para a Polinésia Francesa, protetorado francês onde se encontra o Taiti. Há uma regionalização envolvendo essas ilhas, dividindo-as em três grandes zonas: a Melanésia (que significa “ilhas dos negros”), a Polinésia (“muitas ilhas”) e a Micronésia (“pequenas ilhas”), conforme podemos observar no mapa a seguir:
Os contrastes no Novíssimo Continente são enormes. . Frente a países com economias integradas ao comércio internacional, como é o caso d a Austrália e a Nova Zelândia, coexistem países com economias de subsistência. As atividades comerciais e financeiras estão muito desenvolvidas nas cidades, sobretudo em Sydney e Melbourne, devido à sua condição portuária. Os intercâmbios comerciais realizam-se principalmente com os Estados Unidos, o Japão e a Alemanha, e mais recentemente com a China
As menores ilhas estão isoladas dos mercados internacionais, pois dispõem de uma rede de comunicações insuficiente, baixa tecnologia e escassa mão-de-obra qualificada. Por conseguinte, seus índices de desenvolvimento humano encontram-se em um nível baixo ou médio. A infra-estrutura educativa e sanitária é insuficiente e as condições de vida da população são precárias, ainda que superiores às de muitos países sub desenvolvidos.