Oceania
Oceania
Conhecido como "MUNDO NOVO", a Oceania é o continente mais isolado do mundo, sua barreira geográfica fez com que fosse o último a ser descoberto pelos europeus.
O termo Oceania foi criado em 1831 pelo explorador francês Dumont d'Urville para denominar o continente composto por vários grupos de ilhas (Polinésia, Melanésia e Micronésia). É o menor "continente" em área e em população (com exceção a Antártica).
Possui uma área de 8,4 milhões de km2, e essa abrange todos os hemisférios, o maior país do continente é a Austrália, além desse, existem várias ilhas dispersas pelo Oceano Pacífico.
DESENVOLVIMENTO
A distribuição da população na Oceania
O povoamento desigual do menor continente terrestre.
Assim como na América e na África, a Oceania era ocupada por nativos antes da chegada dos europeus, em pouco tempo grande parte desses povos foram praticamente dizimados e os que restaram reivindicam até os dias de hoje os seus direitos.
Segunda menos habitada do planeta sua população total é aproximadamente 36,6 milhões de habitantes, correspondendo a 0,5% da população mundial. A densidade demográfica é de apenas 4,3 habitantes por quilômetro quadrado.
A população está distribuída de forma desigual nos 14 países , são as nações populosas da Oceania :
Austrália, maior país do continente com aproximadamente 21.900.893 pessoas cerca de 60% dos habitantes da Oceania.
Papua Nova Guiné (6,7 milhões de habitantes)
Nova Zelândia (4,2 milhões)
Além da extensão territorial, outro fator que influencia nessa distribuição irregular da população da Oceania é o nível de desenvolvimento econômico. Nova Zelândia e Austrália possuem elevado grau de industrialização, fato que desencadeia fluxos migratórios para esses países, aumentando, assim, o contingente populacional.
Aspectos econômicos
Atividades econômicas de um continente marcado por contrastes.
Estando entre os países mais ricos e com melhor qualidade de vida do planeta, Austrália e Nova