Oceania
A Micronésia é um país formado por 600 pequenas ilhas, com território montanhoso, clima tropical, sujeito a secas e tufões. A micronésia enfrenta escassez de água potável e depende dos EUA para o fornecimento de combustíveis, infra-estrutura e segurança.
Nas lhas Marshall estão os atóis de Bikini e Eneuetak, onde os EUA realizam testes nucleares (1946 a 1958), tornando-os uma área de grande contaminação radioativa.
Palau destaca-se pela sua riqueza coralígena e pela fauna marinha, uma das mais ricas do mundo, o que atrai muitos turistas da oceania.
Nauru está com as suas jazidas de fosfato quase esgotadas. Após décadas de exploração predatória, 80% do país está inabitável e incultivável, com enormes crateras resultantes da atividade mineradora. Nauru importa alimentos, bens duráveis e até água. Em 2002 a OCDE inclui Nauru na lista de paraísos fiscais. Em 2002, Nauru recebe refugiados afegãos, para os quais a Austrália oferece assistência financeira, por não ter recebido esses refugiados. Nauru é a menor república do planeta e a população é 100% urbana.
Papua Nova Guiné é um território montanhoso, vulcânico, clima equatorial e densas florestas tropicais. E o mais extenso e populoso país da Melanésia.
Tuvalu é formado por 9 atóis de coral, Como nenhum ponto se situa a mais de 5 metros acima do nível do mar, Tuvalu corre o risco de submergir nos próximos anos por causa do aumento do nível dos oceanos em decorrência do efeito estufa.
Ilhas Salomão apresentam cadeias montanhosas de grande altitude e vulcões ativos. A economia tem por base a agricultura de subsistência, além da exportação de madeira e da pesca.
Tonga é um arquipélago formado por 170 ilhas vulcânicas e coralinas, cobertas por matas tropicais.
Vanuatu localiza-se no Circulo de Fogo do Pacífico, tendo elevada freqüência de erupções vulcânicas, abalos sísmicos e maremotos, o que prejudica o turismo. 70% do PIB corresponde ao setor de serviços financeiros