Obtenção de água potável
N°: -------- Série: ------
Disciplina: Química.
Título: Obtenção de água potável.
Objetivo:
Temos como objetivo compreender como a água potável chega a nossas casas e o funcionamento de seu tratamento.
Introdução:
A água é um recurso essencial para a vida, mas, este e todos os outros recursos da Terra são finitos e nem sempre são encontrados na natureza em condições apropriadas para nosso uso, então existe a necessidade de realizar o tratamento dessa água para continuar a desfrutar dos benefícios.
Desenvolvimento:
Para realizar o tratamento da água, o primeiro passo é fazer a captação que é feita a partir de obras que devem coletar de modo adequado às águas naturais de nascentes, represas ou depósitos subterrâneos (mananciais). Após a captação ela é enviada a uma estação de tratamento que realiza as etapas de: coagulação, floculação, decantação e cloração.
Coagulação: Este processo é realizado por meio da adição de Cloreto Férrico e tem a finalidade transformar as impurezas da água que se encontra em suspensão fina em estado coloidal. Inicialmente, são adicionados no canal de entrada da ETA a solução de Cal e o Cloreto Férrico. Em seguida a água é encaminhada para o tanque de Pré-Floculação para que o coagulante e o cal se misturem uniformemente no líquido, agindo assim de uma forma homogênea e efetiva.
Floculação: A água é submetida à agitação mecânica para possibilitar que os flocos se agreguem com os sólidos em suspensão, permitindo assim uma decantação mais rápida.
Decantação: Esta etapa consiste na remoção de partículas em suspensão mais densas que a água por ação da gravidade. As partículas mais densas que a água irão se depositar no fundo.
Cloração: A cloração consiste na desinfecção das água através da utilização de cloro gasoso ou hipoclorito de sódio.
No final do processo é possível realizar a fluoretação, visando proporcionar uma medida segura e