Max Weber
Para weber a sociologia é uma ciência voltada para a compreensão interpretativa da ação social e por essa via para a explicação causal dela no seu transcurso e nos seus efeitos . A ação social mencionada nessa definição é uma modalidade especifica de ação ,ou seja , de conduta à qual o próprio agente associa um sentido .
A pesar disso já temos elementos para avançar se considerarmos o conceito de motivo que permite estabelecer uma ponte entre sentido e compreensão.
Os elementos desse processo articulam-se naquilo que weber chama de cadeia motivacional cada ato parcial realizado no processo opera como fundamento do ato seguinte,ate completar-se a seqüência. A passagem para o nível propriamente sociológico da análise requer , portanto,conceitos capazes de dar conta tanto dessas regularidades de conduta quanto do fato de que elas tem caráter coletivo,no sentido de que múltiplos indivíduos agem significativamente de maneira análoga.
Nesse ponto torna-se importante a consideração por um tipo especifico de relação social aquela cujo conteúdo de sentido é incorporado pelos agentes como uma regra orientadora da sua conduta na medida em que é aceito como legitimo.
Convém finalmente,enfatizar a importância da referencia feita a legitimação pelos agentes como fundamento da persistência de determinadas linhas de ação.
Cumpre portanto distinguir com o Maximo rigor entre os enunciados que exprime um conhecimento empírico e os que exprimem juízos de valor.
No entanto é fácil perceber que a idéia da objetividade do conhecimento continua sendo problemática para weber, tanto assim que ele sempre usa o termo entre aspas.
Daí toda a discussão por weber da questão da referencia a valores no conhecimento cientifico e sua critica á idéia de uma ciência social isenta de