Água na Farmácia de Manipulação
MANIPULAÇÃO
ÁGUA NA FARMÁCIA DE
MANIPULAÇÃO
A água é o solvente/veículo mais utilizado emfarmácia, fazendo parte da composição de váriaspreparações (xaropes, soluções, suspensões, emulsões,géis, etc).
A água potável e a água purificada devem satisfazer exigências legais em relação às suas características físicas,químicas e microbiológicas.
A água purificada é obtida por diferentes processos como a destilação, a deionização (troca iônica) ou a osmose reversa.
Pode ser empregada na preparação de formas farmacêuticas não estéreis.
Em preparações estéreis deve ser empregada a água purificada estéril. (FERREIRA, 2008)
Tipos de água e respectivas aplicações típicas
Tipo de água
Definição / aplicações
Água potável
Água apropriada para beber, obtida geralmente da rede pública de abastecimento. Precisa cumprir os requisitos para padrão de potabilidade, estabelecido em legislação específica. Para isso, deve possuir características físicas, químicas e microbiológicas satisfatórias a fim de ser consumida sem risco à saúde. Não é adequada para uso na manipulação de medicamentos.
Água purificada
Água para injeção
Atende as especificações farmacopéicas, apropriada para manipulação de medicamentos não-estéreis. É preparada a partir da purificação da água potável por diferentes processos, incluindo a deionização (troca-iônica), destilação, osmose reversa, filtração ou outros sistemas apropriados. Não é adequada para uso na manipulação de preparações parenterais e outras formas farmacêuticas estéreis.
Características organoléticas: líquido límpido, incolor, inodoro e insípido.
Excipiente para preparação de injeções e para uso em aplicações farmacêuticas. Obtida por purificação da água potável por destilação ou osmose reversa. Deve atender aos requisitos farmacopéicos para água purificada, acrescido do atendimento ao Teste de Endotoxinas
Bacterianas. Não é, ainda, uma água estéril e sim a fonte para