Trabalhos Faculdades
As farmácias de manipulação também conhecidas como farmácias magistrais, são locais de grande atuação do profissional farmacêutico, resgatando a prática de preparar o medicamento de forma artesanal. Elas têm impulsionado o mercado farmacêutico, pois se apresentam como uma alternativa para um tratamento personalizado, com medicamentos/ produtos manipulados exclusivamente para um usuário, com finalidade profilática, curativa, paliativa, estética ou para fins de diagnósticos (BONFILIO et. al., 2011).
A prescrição magistral amplia a relação entre o médico e o paciente, permitindo que o médico adapte o medicamento de acordo com a necessidade de seu cliente. Ao farmacêutico magistral cabe a responsabilidade por toda a análise da formulação, que corresponde ao conhecimento farmacotécnico, farmacológico, controle e garantia da qualidade (MIGUEL et. al., 2002).
Segundo Silva et.al. (2001), entre as vantagens e benefícios da farmácia de manipulação frente aos industrializados há:
Medicamentos Personalizados: O médico irá prescrever uma fórmula dosada e quantificada para a real necessidade de seu paciente, podendo ainda ser em doses que a indústria não fabrica ou em quantidades que a indústria não fabrica, evitando sobras e gerando economia;
Diversas apresentações: A indústria farmacêutica oferece apresentações restritas de um medicamento; geralmente eles são fabricados apenas para uso oral (forma de comprimidos ou cápsulas) ou na forma de injetáveis. As farmácias de manipulação produzem o mesmo medicamento em diversas formas, apresentações e concentrações permitindo melhor e maior adequação á necessidade de cada paciente.
Custo diminuído do tratamento: como a indústria tem altíssimos custos com a pesquisa e desenvolvimento de um novo fármaco, a farmácia de manipulação consegue diminuir bastante o preço final de um determinado medicamento comparado com o de referência ou de marca. Isso com certeza é um beneficio para o paciente e um atrativo para a