Obtenção da acetanilida
Obtenção da acetanilida
Para obter a acetanilida é preciso que ocorra uma reação com a anilina. O reagente utilizado foi o anidrido do ácido, sendo o anidrido acético. O rendimento dessa reação é de 50% porque o ácido acético formado reage com a anilina, formando um sal. Esse sal não é desejado, logo é preciso usar um tampão que fornece o pH ótimo para que a reação ocorra com maior velocidade e rendimento.
Foi usado na reação:
- 2,1 g de acetato de sódio.
- 8,4 g de ácido acético, sendo ele líquido e com densidade de 1,05, usamos o volume de 8ml.
- 7,75 g de anilina, sendo ela líquida e com densidade de 1,02, usamos o volume de 7,5 ml.
- 9,15g de anidrido acético, sendo ele líquido e com densidade de 1,08, usamos o volume de 8,4 ml.
- 125 ml de água destilada
- Resfriar a mistura em banho com gelo
- Filtrar o material em um funil de Buchner.
O acetato de sódio e o ácido acético foram usados para formar o tampão utilizado nessa reação.
Fórmula usada foi:
d = m/V
A velocidade dessa reação foi muito rápida e libera calor, sendo ela exotérmica. A água adicionada após a reação é para cristalizar a acetanilida e foi preciso resfriar a mistura em banho com gelo para que que tenha certeza que toda a acetanilida que estava no meio fosse cristalizada.
Foi realizado um teste de solubilidade dos cristais de acetanilida obtida com 1ml de solução aquosa a 20% (v/v) de HCl, tendo como resultado a insolubilidade da acetanilida. Isso acontece porque não tem a formação de um sal solúvel. Foi realizado esse mesmo teste usando a anilina e teve como resultado a solubilidade porque ocorre a formação de um sal solúvel, ocorre uma reação de ácidobase.