Empuxo
Este relatório foi desenvolvido com o intuito de descrever os procedimentos experimentais realizados no laboratório de Física do UniFOA- Centro Universitário de Volta Redonda.
Neste exercício experimental foi posto em pratica o conceito de empuxo, densidade de fluidos e pressão. Vimos que quando um corpo é imerso em água, este fica mais leve. Este fato ocorre por conta de uma força que aplicada- num corpo para cima- tenta evitar que o mesmo afunde. Esta força é chamada de empuxo, que só é possível por causa da pressão que o líquido exerce em toda a superfície do corpo em contato com este fluido. Conforme a profundidade a pressão aumenta, e este fato é o que dá origem ao empuxo. Já que, se as pressões fossem iguais, as forças seriam nulas, o que impossibilitaria a existência do empuxo.
O Principio de Arquimedes diz que o empuxo é igual ao peso do volume de liquido que foi deslocado, ao colocar determinado corpo neste líquido. E neste experimento colocamos em prática este princípio.
Materiais utilizados
Dinamômetro;
Cilindro de teste;
Água;
Suporte de ferro;
Béquer;
Paquímetro.
Desenvolvimento
Pra começar, trabalhamos com alguns princípios matemáticos, instrumentos específicos, para alcançarmos os resultados obtidos. Neste experimento foram usadas ferramentas de alta precisão, com o objetivo de diminuir margens de erro.
A finalidade deste experimento era descobrir o peso real do cilindro e o peso aparente para que subtraíssemos os dois pesos e então encontrássemos o valor do empuxo. Colocamos o dinamômetro apoiado no suporte de ferro e botamos o cilindro no gancho do dinamômetro. Com isto, obtivemos o peso real do cilindro. Após isto e com a água dentro do béquer e com o auxílio do dinamômetro calculamos o peso aparente do cilindro imerso na água. Após isso subtraímos os pesos (real e aparente) e obtivemos o valor do empuxo.
Calculamos a densidade - unidade de massa de um corpo pela unidade de volume. A densidade esta intimamente