Empuxo
EMPUXO
Rolf Preben Schmidt
CCE0477 – 1015
Engenharia Civil
Número de matrícula: 20120208231-9 rolf ops@ibest.com.br Advogado
Professor: Altivo M. Souza; Física experimental II.
RESUMO
A aula do dia 05/09/2013 foi ministrada pelo Prof. Altivo M.Sousa, sobre EMPUXO, onde tivemos o primeiro contato com aparelhos para medição e comprovação do princípio de Arquimedes.
1-INTRODUÇÃO
Durante a aula sobre EMPUXO o prof. nos apresentou os aparelhos para podermos comprovar o Princípio de Arquimedes. Utilizamos para nosso estudo e medições os seguintes aparelhos:
Paquímetro: da marca Starrett com graduação em mm.
Proveta: marca uniglas de graduação de 100 ml.
Dinamômetro: da marca Cidepe, graduado em 0,02N A 2,0N.
Cilindro: aparentemente de ferro com um pequeno furo e barbante .
Parte inferior do formulário
2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1. PRINCIPIO DE ARQUIMEDES-EMPUXO
Quando mergulhamos um corpo qualquer em um líquido, verificamos que este exerce sobre o corpo uma força de sustentação, isto é, uma força dirigida para cima, que tende a impedir que o corpo afunde no líquido. A existência desta força pode ser percebida ao tentarmos mergulhar na água um pedaço de madeira, por exemplo. É também esta força que faz com que uma pedra pareça mais leve quando imersa na água ou em outro líquido qualquer.
Esta força vertical, dirigida para cima, é denominada empuxo do líquido sobre o corpo mergulhado.
O princípio de Arquimedes quantifica o valor desta força:
Um corpo total ou parcialmente imerso em um fluido sofre um empuxo que é igual ao peso do volume do fluido deslocado pelo corpo. Assim, um corpo imerso na água torna-se mais leve devido a uma força, exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa força do líquido sobre o corpo é denominada empuxo ou impulsão.
Resumindo, quando mergulhamos um corpo em um